Compota de Letras


Você, seu eu e sua criação

(um exercício de escrita criativa, e de vida) A palavra “conexão”, hoje, está muito relacionada à tecnologia. Estamos conectados à internet, e é dessa forma que vemos nossos filmes, compramos nossos livros, fazemos nossas transações bancárias, trabalhamos, namoramos, acompanhamos a vida dos nossos amigos e das celebridades nos stories, sentimos cada vez mais raiva da…

Próximo andar: a Lua

(Para esse texto, me utilizei da técnica das hipóteses fantásticas, abordada no capítulo “O que aconteceria se…” do livro “Gramática da Fantasia”, escrito pelo fabuloso Gianni Rodari. A técnica das hipóteses fantásticas consiste no seguinte: formular uma pergunta que se inicia com “o que aconteceria se”. Essa pergunta deve trazer um elemento inusitado, incomum, extraordinário,…

Respostas que geram ideias

Exercício de escrita criativa Vou deixar aqui algumas perguntas. Você irá respondê-las com um ou dois parágrafos. As respostas partirão de sua experiência. As nossas vivências podem ser inspirações para a construção dos nossos personagens e desenvolvimento das nossas narrativas. Bom trabalho! Seguem as perguntas:

Crônicas selecionadas*

*com muita dificuldade. Quase coloquei umas cem nessas nove selecionadas. Selecionei essas crônicas para uma aula de um curso que montei e ministrei chamado Crônica, escrevendo o tempo. Uma da atividades desse curso foi fazer uma leitura atenta de algumas crônicas e compartilhar as impressões dessa leitura na aula. (Para propor e elaborar esse exercício,…

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA- A escrita e os cinco sentidos

Esse ano fui convidado, tive essa honra, para participar de uma festa literária, a Flig- Festa Literária de Guaratinguetá. Como era uma festa, cortei o cabelo e fiz a barba, tomei banho, não que eu só tome nessas ocasiões, mas foi aquele banho pré-festa, coloquei uma camisa que considero bacana, passei perfume e me sentei…

Os sonhos e a escrita

Um exercício de escrita criativa Quando sonhamos, coisas fantásticas acontecem: andamos, flutuamos ou voamos por lugares distantes e desconhecidos, conversamos com os mortos, nos sonhos tão vivos, elementos inusitados se misturam, as situações mais loucas se desenrolam. Quando escrevemos, também podemos fazer tudo isso. Pensando nessa semelhança entre sonho e escrita, escreva uma história com…

Hora de Caçarola

Uma crônica-receita (A ideia para esse texto surgiu de um estudo sobre gêneros textuais que eu estava fazendo para a preparação de algumas aulas. Diante da diversidade de gêneros, pensei em escrever um texto que unisse dois dos quais gosto muito: crônica e receita culinária. Dois livros que destaco nesse estudo: “Os gêneros do discurso”,…

Bolo de fubá com goiabada

Uma crônica-receita (A ideia para esse texto surgiu de um estudo sobre gêneros textuais que eu estava fazendo para a preparação de algumas aulas. Diante da diversidade de gêneros, pensei em escrever um texto que unisse dois dos quais gosto muito: crônica e receita culinária. Dois livros que destaco nesse estudo: “Os gêneros do discurso”,…

Criatividade e goiabada

Assisti a um documentário sobre criatividade hoje de manhã e resolvi fazer um bolo para o final de semana. O documentário, baseado no livro homônimo, se chama “Como o cérebro cria” (Netflix), é escrito e apresentado por David Eagleman, um dos autores do livro; o bolo se chama “de fubá com goiabada”, um clássico despretensioso…

Carta para a Ciência

Campinas, 09 de julho de 2021 Ciência, Acho que essa carta deve começar com toda a sinceridade do mundo: eu sempre te achei uma chata. Sempre não, meus primeiros contatos com você até que foram agradáveis, época em que eu pintava os cinco sentidos na cartilha da 2ª série A e cuidava de uma plantação…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora